Busca Avançada
Informações e vendas: (62) 3240-2300
Busca avançada
Portal do corretor Portal do cliente

Blog

Home    /    Confira a documentação necessária para comprar um imóvel na planta

17/09/2019

Confira a documentação necessária para comprar um imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta é o negócio perfeito para muita gente. Além de novo, esse tipo de empreendimento tem grande tendência de valorização e as formas de pagamento costumam ser flexíveis. Sem contar ainda a possibilidade de personalização dos espaços e a liberdade de pensar em um projeto de decoração ideal. 

Se você está considerando seriamente fechar a compra de um imóvel na planta, uma das coisas que você precisa já organizar é a documentação.

Os documentos exigidos podem variar de acordo com o tipo de negociação. Mas de forma geral, é quase certo que serão solicitados documentos de identificação, empregatícios e comprovantes de endereço e renda. Para quem vai financiar, os dados do processo junto ao banco também são solicitados. 

Documentos de identificação

São os seus documentos básicos de identificação, tais como RG e CPF. Caso o(a) comprador(a) seja casado(a), é necessário apresentar certidão de casamento. 

É importante destacar que dependendo do regime de divisão de bens do casal e até da forma de pagamento escolhida, é necessário apresentar também todos os documentos de identificação do cônjuge. Isso é uma forma de comprovar que a outra parte está ciente e concorda com a compra. 

Já para quem é solteiro(a), além dos outros documentos de identificação, é exigido também a certidão de nascimento. 

Documentos empregatícios

É uma etapa importante do processo a comprovação da origem da renda e da capacidade financeira do(a) comprador(a). Principalmente para quem pretende utilizar o FGTS como parte do pagamento do imóvel, podem ser exigidos extrato do FGTS, a carteira de trabalho e também carta do empregador. 

Comprovante de endereço e renda

O comprovante de endereço precisa ser recente, de no mínimo três meses anteriores à data de assinatura do contrato de compra. 

Um dos passos mais importantes é a comprovação de renda. Para trabalhadores assalariados e com carteira assinada, a comprovação geralmente é feita por meio da apresentação da própria carteira de trabalho e cópia da declaração do Imposto de Renda, além dos últimos três holerites. 

Para aposentados e pensionistas, além da cópia do Imposto de Renda, também é necessária a apresentação dos três últimos comprovantes de recebimento e uma declaração da previdência. 

Caso o comprador seja autônomo, podem servir de comprovação os extratos de movimentação bancária.  

Dados do financiamento

Para quem pretende financiar, além dos documentos anteriores, é necessário apresentar à construtora ou imobiliária todos os documentos que atestem a aprovação do financiamento pelo banco escolhido. 

Esperamos que agora fique mais fácil reunir todos os documentos para fazer a compra do seu imóvel na planta. 

Fique ligado em nosso blog para conferir outras dicas, tendências do mercado imobiliário, dicas de imóveis, economia e investimentos e as novidades do grupo Adão imóveis. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Instagram,LinkedIn e Youtube

Voltar