Informações e vendas: (62) 3240-2300
Portal do corretor Portal do cliente

Blog

Mais lidas

Home    /    Apartamento X Casa: Qual a melhor opção para você?

Apartamento com piscina, Dicas, Mercado Imobiliário

23/04/2021

Apartamento X Casa: Qual a melhor opção para você?

Mesmo em um momento difícil como o que estamos vivendo, o mercado imobiliário continua ativo e as pessoas têm enxergado uma ótima oportunidade para fazer a sua nova aquisição e ter um lar todinho seu. E, como mostramos no blog anterior sobre “Será que esta é a melhor hora para comprar um imóvel?”, essa tem sido uma boa saída no momento. Mas, antes de escolher o seu próximo lar, é preciso considerar as ofertas e entender qual a melhor opção para você!

Apartamento X Casa

Quando buscamos um novo lar para morar e desenvolver a nossa família, é comum acabar tendo algumas dúvidas sobre qual seria o melhor tipo de propriedade para nós no momento. Afinal, muitas pessoas ainda têm um apego muito forte a casas, enquanto outras já desejam a praticidade e comodidade oferecida pelos apartamentos.

Mas, entre os dois tipos de perfis, qual será o que mais se encaixa em você? Para começar, vamos listar algumas vantagens para cada um deles, e o resto fica por sua conta. Para ajudar na tomada de decisão, que tal fazermos isso em forma de gamificação? Se você desejar, tente marcar 1 ponto para cada vantagem que mostramos e que for do seu interesse. Se ela for muito importante para você, marque 2 pontos ao invés de 1. E, no final, vamos ver quem vai ganhar mais pontos, a casa ou o apartamento!

Vantagens de morar em um apartamento

  •         Segurança

A maioria dos apartamentos costuma contar com portaria 24h, sistema de segurança com monitoramento de câmeras, portões elétricos e cercas que protegem ainda mais o ambiente. No geral, esses lugares tendem a ser mais seguros e ainda mais confiáveis, por manter o controle de carros e pessoas dentro do ambiente.

  •         Opções de Lazer

Nos dias de hoje, ter um lugar para passar o seu tempo livre e aproveitar é muito importante. E é exatamente isso que as áreas de lazer oferecem para os moradores do condomínio. No geral, esse tipo de empreendimento costuma oferecer churrasqueira, piscina, sauna, salão de festas, playground, academia e até mesmo quadras esportivas, tudo para o conforto conjunto de todos. Todos esses lazeres sairiam bem mais caros se fossem privativos e colocados em uma casa.

  •         Convivência

Seja do agrado de todos ou não, morar em um prédio significa seguir algumas regras de convivência. Nesses ambientes, é preciso ter uma boa vivência com todos e respeitar a sua privacidade e o seu bem-estar, evitando barulhos excessivos, principalmente durante a noite. E, quando um problema acontece, é possível resolver a situação com mais tranquilidade e com o apoio do síndico ou o responsável pela ordem do prédio. Mas, quando se mora em uma casa, os problemas com os vizinhos não costumam ter muita solução.

  •         Facilidade de manutenção

Casas exigem muito mais cuidado e manutenção do que os apartamentos. Afinal, grande parte das áreas do prédio são comuns a todos e a sua manutenção não fica por sua conta, sendo uma preocupação a menos quando você chega em casa. Esse tipo de facilitação ajuda e muito no seu cotidiano.

  •         Localização privilegiada e centralizada

Hoje em dia, os prédios ocupam grande parte das regiões centrais, fazendo com que os seus moradores aproveitem todas as vantagens de estar em uma localização privilegiada. Dessa forma, você acaba ficando mais perto de escolas, trabalhos, shoppings, mercados, hospitais, clínicas, lojas e muito mais.

 

Vantagens de morar em uma casa

  •         Espaço

Casas são, sem dúvida, muito mais espaçosas do que a maioria dos apartamentos. Elas contam com um quintal, espaço ao ar livre, e muito espaço interno. Enquanto os apartamentos são focados na praticidade e contam com uma metragem inferior. Por isso, se você quer ter mais espaço e não quer pagar ainda mais caro por isso, as casas continuam sendo o maior destaque para você.

  •         Privacidade

Por ficarem mais afastadas dos seus vizinhos e não ter uma divisão de espaço tão direta, toda a sua propriedade acaba sendo apenas sua, te dando mais privacidade e conforto. Em uma casa, não é preciso se preocupar tanto com o barulho que você faz, por exemplo.

  •         Tranquilidade

A movimentação dos prédios, nos quais estão localizados os apartamentos, costumam desagradar algumas pessoas. Afinal, as casas são muito mais tranquilas e calmas, permitindo que você relaxe mais. Além disso, por estarem localizadas em bairros residenciais um pouco mais distantes, na maioria das vezes, a tranquilidade é quase que garantida nesses ambientes!

  •         Sem restrições

Quando se está convivendo com um grupo maior de pessoas, algumas regras acabam surgindo. E, em alguns prédios, não é permitido animais e algumas atividades como festas acabam sendo restritas e bem mais regradas. Enquanto isso, quem mora em uma casa não precisa seguir as muitas regras, além das que ele mesmo estabelece.

  •         Menos despesas

Morar em apartamentos acaba exigindo um pouco mais de gastos, mesmo quando você é o dono da propriedade. Afinal, você continua tendo que pagar um valor mensal, referente ao condomínio no qual a propriedade está. Esse valor costuma se elevar com o tempo e faz com que você tenha mais gastos. Enquanto isso, as casas não costumam ter essa despesa, a menos que estejam localizadas em um condomínio horizontal!

Mas e aí? Depois de considerar esses pontos e analisar o que é mais importante para você, como ficou a sua pontuação? Qual dos dois, a casa ou o apartamento, saíram com a maior pontuação?

Esperamos ter te ajudado um pouco na sua lista de vantagens e desvantagens. E, se você está em busca de um novo lar, seja ele uma casa ou um apartamento, visite o nosso site e confira as nossas oportunidades do momento. Além disso, não se esqueça de nos seguir no Facebook e no Instagram, estamos sempre postando novidades!

Voltar