Informações e vendas: (62) 3240-2300
Portal do corretor Portal do cliente

Blog

Mais lidas

Home    /    Boas atitudes para se ter dentro do seu condomínio

Condomínio fechado, Dicas

12/03/2021

Boas atitudes para se ter dentro do seu condomínio

Morar em um condomínio traz inúmeras vantagens para os seus moradores, aumentando as suas opções de lazer e ainda permitindo que todos tenham uma melhor qualidade de vida. Mas, tudo isso vem com uma dose de responsabilidade e cuidado, que fazem com que as coisas se mantenham em ordem.

Afinal, são diversas pessoas que moram naquele mesmo condomínio e precisam aprender a se relacionar umas com as outras, principalmente por compartilharem dos mesmos espaços de lazer e convivência. Por isso, é fundamental que você tenha algumas boas atitudes dentro do seu condomínio, ajudando a manter a harmonia do local!

1 – Saiba as regras do condomínio

É importante conhecer as regras do condomínio em que você mora, para evitar conflito com os outros moradores e até mesmo com os funcionários e gestores do local. Procure informações sobre o local correto de fazer o descarte dos lixos, os dias em que a coleta é feita, sobre a permissão de animais no ambiente, quais as áreas permitidas para fumantes, como funciona a convivência nas áreas de lazer e qualquer outra dúvida que venha a surgir!

2 – Não faça barulho depois do horário permitido

Todo condomínio costuma ter um horário a partir do qual não é permitido fazer festas barulhentas ou ouvir música muito alta. Esse tipo de restrição deve ser mantida e respeitada, para o bem do seu convívio com os outros moradores, evitando reclamações, e até mesmo para impedir que receba uma multa por isso.

3 – Trate os funcionários com respeito

Ninguém gosta de ser maltratado e desprezado pelos outros, e os funcionários do seu condomínio não são diferentes. Mesmo que você vá até eles para fazer alguma reclamação, mantenha a calma e tenha uma conversa agradável. As coisas sempre se resolvem melhor desta forma.

4 – Cumprimente as pessoas

Apesar de parecer algo simples e não tão importante, não custa nada cumprimentar os seus vizinhos ou as demais pessoas que você encontra em seu condomínio. Afinal, é bem desagradável passar pelas pessoas em um ambiente íntimo como o seu próprio condomínio e não ser cumprimentado. Além disso, quando se está no elevador, entrar e sair sem dizer nada também deixa o ambiente com um clima ruim!

5 – Cuide da sua sujeira

Nunca deixe a sua sujeira para trás. Sempre que você estiver em uma área compartilhada, lembre-se de jogar o seu lixo no lixo e não deixar nada no chão ou nas mesas. E, caso você fume, não jogue o seu cigarro no chão e o leve até a lixeira mais próxima ou espere para descartá-lo em sua casa/apartamento.

Outro ponto importante para ressaltar é que, caso o condomínio permita animais, você deve cuidar de toda a sujeira que ele venha a fazer!

6 – Tenha cuidado com todos os bens compartilhados

Muitos condomínios contam com sala de jogos, academias e outras áreas de convivência que possuem muitos objetos compartilhados. E, para que todos possam usar esses espaços da melhor forma possível, é bom tomar cuidado com tudo aquilo que você usa. Afinal, você não gostaria de chegar lá e ver que alguém estragou algo que queria usar, certo?  

7 – Use os elevadores corretamente

A maioria dos condomínios conta com elevadores sociais e de serviço, que devem ser usados da forma correta. Quando você estiver transportando alguma coisa como mudança, compras de mercado ou lixo, garanta que está usando o elevador de serviço. Caso contrário, pode estar atrapalhando o fluxo do outro elevador e incomodando as pessoas!

8 – Não use trajes inadequados nas áreas comuns

Como as áreas de lazer tem o costume de serem compartilhadas, é bom manter sempre o respeito e evitar constrangimentos. Por isso, evite sair sem camisa, com roupas de banho ou mesmo com pijama pelos corredores e ambientes de convívio compartilhados. Mesmo que você esteja apenas indo levar o lixo, pode acabar encontrando alguém no elevador ou no caminho até lá e isso pode ser constrangedor.

Todos esses pontos devem ser levados em consideração quando você mora em um condomínio, principalmente quando a sua área de lazer não é privativa como as do Terraço Bougainville e do Opus Penthouses. Mas, sem dúvida, tudo fica um pouco melhor quando os moradores se dão bem e quando não há conflitos desnecessários entre eles. Por isso, sempre busque manter a boa convivência e falar com calma com todas as pessoas do local.

Para mais dicas como essas, siga-nos no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário goiano!

Voltar