Informações e vendas: (62) 3240-2300
Portal do corretor Portal do cliente

Blog

Mais lidas

Home    /    Compartilhamento: a tendência que domina os novos empreendimentos

Mercado Imobiliário

16/08/2019

Compartilhamento: a tendência que domina os novos empreendimentos

Se há uma tendência do mercado imobiliário que a cada dia ganha força pelo que se vê nos lançamentos é o compartilhamento. Seja as novas divisões de espaços, disponibilização de serviços ou utensílios diversos, o que se vê é uma alteração notável no cotidiano dos novos empreendimentos, independente do padrão. 

Essa tendência surge a partir do conceito de economia compartilhada, ou  sharing economy, que aborda o sucesso de marcas como Airbnb e Uber, por exemplo. Nesse sentido, entende-se que a experiência é mais importante do que o sentimento de posse. 

Nós sabemos que não é novidade alguma que alguns empreendimentos, como condomínios de estúdios e lofts, já adotam espaços como lavanderia coletiva, coworking e costudying, por exemplo. 

Mas a previsão que se tem do mercado é que essa se torne também uma realidade em condomínios tradicionais. Isso porque é notável perceber que amplas áreas gourmet, compartilhamento de bicicletas, ferramentas e até mesmo de carros e motos já estão virando “itens de série’ de muitas construtoras. 

Isso porque cada vez mais se tem mais o entendimento de que comodidade e praticidade é o que mais se busca em um empreendimento, seja horizontal, vertical, médio ou alto padrão. Ou seja, se, por exemplo, anteriormente um morador(a) tinha a necessidade de se deslocar para um salão de beleza, agora já pode receber o serviço de manicure, pedicure e cabeleireiro nos espaços de beauty care dos empreendimentos. 

Ou ao invés de ter que enfrentar o trânsito para ir à academia, o morador(a) pode trazer seu personal trainer para o espaço fitness do condomínio. A economia de tempo e dinheiro chama a atenção para esse novo estilo de vida, além, é claro, da possibilidade de maior interação social entre os moradores. 

Atualmente, a integração de novos espaços e serviços deve ganhar força nos imóveis, como a disponibilização de pequenos apartamentos mobiliados para hóspedes, espaço pet friendly e hortas coletivas. Outra tendência é de que o lobby deve se transformar em um grande espaço para interação das pessoas, mais uma vez promovendo um maior relacionamento social entre os condôminos. 

Como uma aliada de tantas possibilidades, a tecnologia é o meio pelo qual tudo se integra. Por meio de aplicativos o condomínio gerencia o compartilhamento dos espaços e itens disponíveis, otimizando tempo e garantindo a organização. 

Ficar de olho nessas novidades é uma maneira de perceber que tudo à nossa volta está passando ou vai passar por um profundo processo de atualização, inclusive a maneira como vivemos. Portanto, se está em seus planos investir em um novo imóvel, considere todas essas variáveis de acordo com seus objetivos e necessidades e faça uma boa escolha. 

Fique de olho aqui no blog da Adão Imóveis para conferir as novidades e tendências do mercado imobiliário, dicas de economia, investimentos, decoração, lifestyle e planejamento familiar. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube

Fonte: Folha de S. Paulo

Voltar