Informações e vendas: (62) 3240-2300
Portal do corretor Portal do cliente

Blog

Mais lidas

Home    /    Goiânia está entre as 5 capitais que mais investem em condomínios horizontais

Imóveis, Mercado Imobiliário

20/12/2019

Goiânia está entre as 5 capitais que mais investem em condomínios horizontais

Os condomínios horizontais são projetos urbanísticos que consistem no planejamento de um bairro que agrega tanto casas residenciais quanto comerciais.

Como o próprio nome já diz: o espaço será planejado para receber um número específico de moradores e comerciantes. Dentro dessa área planejada estão previstas, antes mesmo da chegada de seus moradores, espaços destinados a todas as necessidades de serviço e comércio dessa população, como escolas, supermercados, área de lazer, mobilidade, farmácias, cursos de idiomas, consultórios médicos, farmácias e até mesmo hospitais.

Devido a procura por qualidade de vida e o aumento da preocupação com segurança, cada vez mais as pessoas têm tentado morar em lugares que possam oferecer uma vida mais completa para as famílias, com uma maior estrutura, área verde, espaços de lazer, confraternização social, etc. Características difíceis de encontrar em um mesmo lugar.

Com esses fatores a melhor opção está nos empreendimentos horizontais, que são construídos a partir de um planejamento inteligente, aliando sustentabilidade, conforto, lazer e segurança.

Os condomínios horizontais no cenário goiano

Uma pesquisa recente realizada pela Brain para a Associação dos Desenvolvedores Urbanos do Estado de Goiás (ADU-GO) em 2018 apontou que 82% dos goianienses têm preferência por morar em casa. Já na região metropolitana, o percentual aumenta e chega a uma média de 99,5% de participação de domicílios compostos por casas.

O desejo dos goianienses por casas impulsionou construtoras a investirem nesse perfil de moradia. Segundo Associação de Desenvolvedores Urbanos (ADU), Goiânia é uma das cinco cidades brasileiras - e a primeira no Centro-Oeste - com o maior número de empreendimentos de condomínios horizontais.

Segundo a pesquisa, de 362 condomínios horizontais que existem em Goiás, 255, ou seja, mais de 70%, estão na Grande Goiânia. O estudo aponta ainda que a demanda por residências horizontais se deve à cultura do goiano em valorizar o contato com a terra, mas que, por causa da insegurança das cidades, havia migrado para os edifícios.

 

Condomínios horizontais e o mercado imobiliário

Se você pensava que a tendência de mercado era apenas para condomínios verticais, estava enganado.  Os condomínios horizontais estão em alta e fazem parte da escolha de grande parte da população brasileira.

Talvez o grande diferencial dos condomínios horizontais, em relação aos verticais, seja o espaço e a privacidade, pois apesar de ter áreas em comum, o espaço da casa é independente.

De acordo com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Goiás (Creci-GO) os condomínios horizontais apresentaram valorização de 9,17% do metro quadrado deste tipo de imóvel, porcentagem superior à valorização dos principais índices de preços e poupanças. Atualmente quase dois milhões de brasileiros já vivem nesse tipo de empreendimento imobiliário enquanto há 10 anos, não chegavam a 500 mil.

Continue ligado em nosso blog para conferir outras novidades do mercado imobiliário, dicas, tendências e notícias do grupo Adão Imóveis. Siga-nos também nas redes sociais Facebook e Instagram.

 

Fonte: Associação das empresas do mercado imobiliário de Goiás | Associação comercial, industrial e de serviços do Estado de Goiás.

Voltar