Informações e vendas: (62) 3240-2300
Portal do corretor Portal do cliente

Blog

Mais lidas

Home    /    O mercado imobiliário está cada vez mais feminino

Mercado Imobiliário

05/03/2021

O mercado imobiliário está cada vez mais feminino

O mercado imobiliário está cada vez mais feminino

A inserção das mulheres nas diferentes áreas de atuação não é uma novidade, e tem se tornado ainda mais evidente nos últimos anos. Este fato também acabou se mostrando verdade dentro da nossa área e é exatamente sobre esta presença que iremos falar hoje. Mostrando a todos como o mercado imobiliário está cada vez mais feminino e como essa conquista foi extremamente merecida!

A trajetória da mulher no mercado imobiliário

Para começar, até o ano de 1958, somente os homens tinham o direito de trabalhar como corretores de imóveis. O que, sem dúvida, acabou atrasando demais a entrada da mulher no mercado e a sua especialização durante esse percurso. Mas nem isso foi o bastante para impedir que elas conquistassem o seu espaço e se destacassem nos dias atuais.

E, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), a participação das mulheres no meio cresceu 144% apenas nas últimas décadas. Representando mais de 30% do número de profissionais registrados legalmente na área. E, com o seu sucesso, mais mulheres acabam sendo incentivadas a entrar na profissão, fazendo com que a tendência seja que esse número continue crescendo mais e mais.

A profissionalização feminina 

Além de toda a sua determinação e empenho, outro fator que tem colaborado para o desenvolvimento das mulheres dentro do mercado imobiliário é a sua profissionalização. Isso porque, quando comparadas aos homens, as mulheres demonstram ter uma mente muito mais aberta com relação aos estudos e a sua especialização. Fatores que contribuem muito no seu desenvolvimento profissional. 

E, considerando que o mercado está sempre em desenvolvimento, a busca por uma atualização profissional e por novos conhecimentos acaba trazendo muitos resultados. Fazendo com que a pessoa se torne ainda melhor no que ela faz e ajudando a alavancar a sua carreira!

Desafios da mulher no mercado 

Apesar de estarem ganhando o seu espaço de forma bem-sucedida no meio, as mulheres acabam tendo que enfrentar alguns problemas extras ao fazerem parte deste mercado. Isso porque, mesmo vivendo em um período diferente e bem mais evoluído do que no passado, as mulheres ainda sofrem devido ao seu gênero. E, enquanto estão tentando ganhar o seu sustento, precisam tomar cuidados extras. Se preocupando com a sua aparência, a forma como se apresenta ou se direciona para os seus clientes e até com a sua segurança num ambiente fechado e acompanhada apenas por um cliente masculino.

Sem falar que, ainda hoje, elas acabam se sentindo obrigadas a lidar com postura a situações de preconceito e machismo, relacionados a sua presença no mercado imobiliário. Fora isso, a grande maioria delas tem que enfrentar uma dupla jornada, trabalhando fora e ainda precisando cuidar dos afazeres domésticos. Fato que pesa bastante quando falamos da licença maternidade, direito este que não é oferecido para uma profissional deste mercado. Impossibilitando que ela consiga se sentir confiante ao imaginar o seu futuro dentro da profissão e constituindo uma família!

As suas principais características de destaque no mercado imobiliário

Apesar de terem que lutar por coisas que já deviam ter sido alteradas a muito tempo, enfrentando desafios como os que mencionamos antes, as mulheres também têm lá as suas vantagens. Isso porque, ao se preocuparem em obter o melhor resultado e darem o melhor de si, por questões sociais e/ou naturais, as mulheres acabam tendo uma:

  •         Atenção maior aos detalhes;
  •         Criatividade para buscar soluções;
  •         Empatia e compreensão do contexto;
  •         Habilidade de negociação;
  •         Facilidade de se comunicar.

Todas essas características acabam sendo bem úteis dentro do mercado de trabalho, fazendo com que elas disparem nas vendas e cresçam ainda mais na profissão. E, por estarmos nos aproximando do Dia da Mulher, torna-se ainda mais gratificante ver o quanto elas têm ganhado o seu espaço dentro do mercado de trabalho, assim como na área dos imóveis.

Esse espaço foi fruto de mulheres trabalhadoras e empenhadas em obter resultados, e esse estouro não podia ser mais merecido. Estamos felizes por ter todas essas grandes mulheres ao nosso lado e esperamos que mais pessoas assim dominem o nosso mercado!

Voltar